Manteiga de cacau


Descrição do Produto:

O cacaueiro ( Theobroma cacao L) é uma árvore nativa da Bacia Amazônica, amplamente distribuída pelas Américas. O consumo do cacau é relatado desde os tempos mais remotos, sendo difundido pelas antigas civilizações Maia e Asteca.
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. É um derivado de grande importância em função de sua composição química e características físicas. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
Além de ser um ingrediente indispensável na fabricação de chocolate, a manteiga de cacau é muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável. Assim, a manteiga de cacau é usada na fabricação de cremes e loções hidratantes e sabões como xampus e sabonetes. Na indústria farmacêutica, a manteiga de cacau é um veículo importante na fabricação de óvulos e supositórios.
O cacau é usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, ressecamento labial, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, hemorróidas, ungüentos analgésicos, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto. Considerando suas ações hidratante e emoliente, estes usos se justificam, porém, ainda não existem estudos científicos específicos que comprovem a atividade da manteiga de cacau como anti-inflamatório, analgésico ou atuando diretamente no estresse oxidativo.
Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento, podendo ser usada em formulações com este propósito.
Até o momento, ainda não se verificou toxicidade em função do uso da manteiga de cacau em preparações alimentícias, farmacêuticas ou cosméticas.
Concentração recomendada:
Locao Cremosa:  0,6  a  0,8%
Shampoo: 0,10%

 

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTIgXjKYaa_E48ROV3L8dunXlEzZLZoHA5oOJFYNSeVDbo0SX4lGQ